quarta-feira, 21 de março de 2007

Circulação aberta num insecto traqueado


Este sistema circulatório é aberto, isto é, não existe diferença entre o sangue fluido e o fluido intersticial, pois o primeiro abandona os vasos e acumula-se em lacunas no corpo. Por esse motivo alguns biólogos designam este líquido circulante como hemolinfa.
Este sistema é composto por um vaso dorsal com câmaras contrácteis – coração tubular – na zona abdominal, que impulsionam o sangue para a aorta dorsal. O sangue passa então para uma série de cavidades designadas lacunas ou seios, cujo conjunto cheio de sangue se designa hemolécio. Neste tipo de sistema circulatório não existem capilares.
Quanto ao coração tubular este apresenta válvulas e orifícios laterais designados ostíolos, por onde entra o sangue, vindo do hemocélio, quando o coração está relaxado.
O movimento do sangue é também facilitado pelas contracções musculares do corpo e apêndices. A presença de válvulas determina o sentido de circulação. Nos artrópodes traqueados a hemolinfa não transporta gases, pois estes são entregues directamente às células, nos artrópodes branquiados a hemolinfa proveniente do hemocélio passa pelas brânquias onde é oxigenado.

Vanda Garcia e Carlos Leiras

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom este post sobre a circulação nos insectos.Da próxima vez tentem ser mais sucintos no texto,mas com a mesma informação.

Darwinismo disse...

Era so pa dizer que o vosso blog esta muito interessante.. tem imagens que chamam a atençao do auditorio podendo, nos, afirmar que esta bastante cativante!!

Anónimo disse...

Na verdade, tenho uma pergunta: a circulação aberta poderia estar presente em grandes animais de vida terrestre? Por que?
respostas para margasill@yahoo.com.br, se possível.

Grata

Sara disse...

Eu gostaria de saber mais sobre os insetos. Eu quero saber como a reprodução, como alimentar, o tipo de rações que comem, etc. obrigado